É HORA DE VACINAR CÃES E GATOS - QUAL A IMPORTÂNCIA?

EM 2020 A CAMPANHA COMEÇA OFICIALMENTE EM 22 DE AGOSTO

A raiva é um vírus zoonose, ou seja, que pode ser transmitido do animal para o homem. 
Ainda que seja considerada incomum nos dias de hoje, ainda gera muitas preocupações para amantes de bichinhos de estimação, em especial cães e gatos, pois é fatal em quase 100% dos casos.

"Uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. (G1.com/mg)"

Essa doença altamente contagiosa é transmitida através da saliva de animais contaminados, por isso, sua principal forma de propagação é a mordida. 
Tanto em animais quanto em pessoas, o vírus pode ficar encubado por até duas semanas até que os sintomas surjam, sendo a agressividade mais notável.

A facilidade da contaminação, faz com quê a vacina seja tão importante. Além da mordida, a contaminação também pode ocorrer por arranhões e até mesmo o simples contato com excrementos e secreções.

Ainda hoje, a vacina antirrábica é a única forma de prevenção. Animais que viajam muito, que estão em contato com animais silvestres ou que passam muito tempos nas ruas são os mais suscetíveis a adquirir a doença, porém, é importante salientar, que, até mesmo os mais bem cuidados não estão 100% a salvos. Por isso, vacinar seu animal - cão ou gato, é uma questão de segurança para ele e para todos os que convivem com ele. (mundopet.com)

#vida879fm 
#antirrabica 
#mundopet 
#midialegal

Referências: 
mundopet.com
g1.com/mg

Por João D. C. Lima

Comentários